PT
BR
Pesquisar
Definições



exequátur

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
exequáturexequátur
( e·xe·quá·tur

e·xe·quá·tur

)


nome masculino

1. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Beneplácito que o governo dá a um funcionário estrangeiro para exercer o seu cargo.

2. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Despacho com que um juiz manda cumprir uma sentença de outro tribunal.

vistoPlural: exequátures.
etimologiaOrigem etimológica:latim exequatur ou exsequatur, presente do conjuntivo do verbo exequor, -qui ou exsequor, -qui, executar.
iconPlural: exequátures.

Auxiliares de tradução

Traduzir "exequátur" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).