PT
BR
Pesquisar
Definições



esponjinha

A forma esponjinhapode ser [derivação feminino singular de esponjaesponja] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esponjinhaesponjinha
( es·pon·ji·nha

es·pon·ji·nha

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta da família das mimosáceas, cujas flores têm estames longos avermelhados.


nome feminino

1. Pequena esponja.

2. [Botânica] [Botânica] Planta da família das mimosáceas, cujas flores têm estames longos avermelhados.Imagem = ESPONJA, ESPONJEIRA

etimologiaOrigem etimológica:esponja + -inha, feminino de -inho.
esponjaesponja
( es·pon·ja

es·pon·ja

)


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Género de animais aquáticos da classe dos celenterados espongiários.

2. Substância porosa e leve que constitui o esqueleto desses animais e que se emprega muito em usos domésticos, por causa da sua propriedade de absorver o líquido em que se mergulha.

3. Utensílio de lavagem feito desse material, natural ou sintético, ou de material semelhante (ex.: esponja de banho; esponja de cozinha).

4. [Botânica] [Botânica] Planta da família das mimosáceas, cujas flores têm estames longos avermelhados. = ESPONJEIRA, ESPONJINHA

5. [Botânica] [Botânica] Flor da esponjeira.

6. [Figurado] [Figurado] Pessoa que consome bebidas alcoólicas em excesso. = BEBERRÃO

7. [Brasil] [Brasil] Denominação de uma epizootia.


passar uma esponja sobre

Esquecer, perdoar.

etimologiaOrigem etimológica:latim spongia, -ae.


Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.