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endireitado

A forma endireitadopode ser [masculino singular particípio passado de endireitarendireitar] ou [adjectivoadjetivo].

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endireitadoendireitado
( en·di·rei·ta·do

en·di·rei·ta·do

)


adjectivoadjetivo

Que se endireitou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de endireitar.
endireitarendireitar
( en·di·rei·tar

en·di·rei·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr direito.

2. Pôr em pé.

3. [Figurado] [Figurado] Encaminhar; corrigir.

4. Dar melhor direcção a.

5. Governar bem; facilitar, aplanar.


verbo intransitivo

6. Caminhar direito a.


verbo pronominal

7. Tornar-se ou pôr-se direito.

8. Entesar-se.

9. [Informal] [Informal] Melhorar de sorte.

10. Arranjar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "endireitado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).