PT
BR
Pesquisar
Definições



drástico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
drásticodrástico
( drás·ti·co

drás·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem energia. = ENÉRGICO

2. Que efectua uma alteração violenta ou uma acção extrema ou excessiva (ex.: o preço do combustível aumentou de forma drástica). = RADICALMODERADO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

3. [Farmácia] [Farmácia] Diz-se de ou purgante muito enérgico.

etimologiaOrigem etimológica:grego drastikós, -ê, -ón.

Auxiliares de tradução

Traduzir "drástico" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).