PT
BR
Pesquisar
Definições



derrocada

A forma derrocadapode ser [feminino singular de derrocadoderrocado], [feminino singular particípio passado de derrocarderrocar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
derrocadaderrocada
( der·ro·ca·da

der·ro·ca·da

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de derrocar. = DERROCAMENTO

2. Queda de uma estrutura ou edifício, geralmente com estrondo (ex.: derrocada de uma falésia; derrocada de um prédio). = DESABAMENTO, DESMORONAMENTO

3. [Figurado] [Figurado] Perda de importância, influência, pretígio ou valor (ex.: derrocada de um império; alguns títulos sofreram com a derrocada nas bolsas de valores internacionais). = DECLÍNIO, QUEDA

etimologiaOrigem etimológica:derrocar + -ada.
derrocarderrocar
( der·ro·car

der·ro·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Demolir, deitar abaixo (o que estava em alto).

2. [Figurado] [Figurado] Abater, humilhar (soberbos, poderosos).

3. Destruir, desmoronar-se.

derrocadoderrocado
( der·ro·ca·do

der·ro·ca·do

)


adjectivoadjetivo

Derrubado, arruinado, desmoronado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "derrocada" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: frequência do quarto ou frequência no quarto ano?
O substantivo frequência é geralmente seguido da preposição de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.