PT
BR
Pesquisar
Definições



decrepitamente

A forma decrepitamentepode ser [derivação de decrépitodecrépito] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
decrepitamentedecrepitamente
( de·cre·pi·ta·men·te

de·cre·pi·ta·men·te

)


advérbio

De modo decrépito.

etimologiaOrigem etimológica:decrépito + -mente.
decrépitodecrépito
( de·cré·pi·to

de·cré·pi·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que está na época da decrepidez.

2. Muito velho; caduco.

3. Sem forças.

4. Próprio de pessoa decrépita.

5. Que já perdeu todo o brilho, todo o vigor.

6. Arruinado; decaído.



Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.