PT
BR
Pesquisar
Definições



cursivo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cursivocursivo
( cur·si·vo

cur·si·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que é escrito à mão, geralmente de forma ligeira, sem uso de técnicas de caligrafia (ex.: escrita cursiva). = MANUSCRITO

2. Que é usado na escrita à mão (ex.: carácter cursivo, escrita cursiva).

3. Feito sem esforço. = LIGEIRO


nome masculino

4. Tipo de escrita à mão, sem uso de técnicas de caligrafia.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. [Tipografia] [Tipografia] Diz-se de ou forma de letra que imita a escrita manuscrita e é inclinada para a direita.

etimologiaOrigem etimológica:italiano corsivo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cursivo" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.