PT
BR
Pesquisar
Definições



cornucópia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cornucópiacornucópia
( cor·nu·có·pi·a

cor·nu·có·pi·a

)
Imagem

CulináriaCulinária

Bolo de massa folhada, com formato de um chifre, geralmente com recheio de creme doce.


nome feminino

1. Vaso em forma de chifre que se representa cheio de frutos e flores e que é símbolo da agricultura e do comércio.

2. Fonte de abundância.

3. [Culinária] [Culinária] Bolo de massa folhada, com formato de um chifre, geralmente com recheio de creme doce.Imagem = CARAMUJO

etimologiaOrigem etimológica:latim cornu copia, corno da abundância de cornu, -us, corno, chifre + copia, -ae, abundância, riqueza.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cornucópia" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual destas frases está correcta: a) A possibilidade de a Maria ganhar.. ou b) A possibilidade da Maria ganhar...?
A construção correcta seria A possibilidade de a Maria ganhar..., uma vez que uma preposição não se deve contrair com um artigo ou pronome quando este inicia uma oração infinitiva.

O FLiP inclui um corrector sintáctico que detecta, entre muitos outros, erros em construções deste tipo, sendo de grande utilidade na resolução de dúvidas como a que nos expôs.




Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.