PT
BR
Pesquisar
Definições



contracolagem

A forma contracolagempode ser [derivação feminino singular de contracolarcontracolar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contracolagemcontracolagem
( con·tra·co·la·gem

con·tra·co·la·gem

)


nome feminino

[Encadernação] [Encadernação] Acção de contracolar.

etimologiaOrigem etimológica:contracolar + -agem.
contracolarcontracolar
( con·tra·co·lar

con·tra·co·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Encadernação] [Encadernação] Colar uma folha de guarda à parte interior da capa ou da contracapa do livro encadernado.


verbo transitivo e intransitivo

2. [Artes gráficas] [Artes gráficas] Colar um material a outro, cobrindo-o completamente (ex.: contracolar folhas de papel impresso a cartão; máquina de contracolar).

etimologiaOrigem etimológica:contra- + colar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).