PT
BR
Pesquisar
Definições



continuísta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
continuístacontinuísta
( con·ti·nu·ís·ta

con·ti·nu·ís·ta

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a continuísmo.


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. Que ou quem defende a continuidade de pessoa ou grupo no poder ou a manutenção de situação, estado ou modo de agir.

3. [Cinema, Teatro, Televisão] [Cinema, Teatro, Televisão] Que ou quem tem a seu cargo a tarefa ou função que visa estabelecer consistência e coerência de todos os elementos (imagens, sons, cortes, sequências, caracterização das personagens, objectos, espaços, etc.) de um filme, um espectáculo, um programa, etc. = ANOTADOR

etimologiaOrigem etimológica:contínuo + -ista.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.