PT
BR
Pesquisar
Definições



coleóptero

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
coleópterocoleóptero
( co·le·óp·te·ro

co·le·óp·te·ro

)
Imagem

EntomologiaEntomologia

Espécime dos coleópteros.


adjectivoadjetivo

1. [Entomologia] [Entomologia] Relativo aos coleópteros.


nome masculino

2. [Entomologia] [Entomologia] Espécime dos coleópteros.Imagem

coleópteros


nome masculino plural

3. [Entomologia] [Entomologia] Ordem de insectos de quatro asas, duas das quais (élitros) são coriáceas.



Dúvidas linguísticas



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.