PT
BR
Pesquisar
Definições



chancela

A forma chancelapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de chancelarchancelar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de chancelarchancelar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chancelachancela
|é| |é|
( chan·ce·la

chan·ce·la

)
Imagem

Instrumento que serve para imprimir no lacre um brasão, divisa ou iniciais.


nome feminino

1. Acto de chancelar.

2. Instrumento que serve para imprimir no lacre um brasão, divisa ou iniciais.Imagem = SINETE

3. Sinal gravado, representativo de uma assinatura oficial ou do título de uma repartição pública. = SELO, SINETE

4. Aprovação.

chancelarchancelar
( chan·ce·lar

chan·ce·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Assinar ou fechar com chancela. = CARIMBAR, SELAR

2. Aprovar, concordar.

etimologiaOrigem etimológica:francês chanceler, do latim cancelo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "chancela" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.