PT
BR
Pesquisar
Definições



campanha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
campanhacampanha
( cam·pa·nha

cam·pa·nha

)


nome feminino

1. Terreno plano de grande extensão. = CAMPINA, PLANÍCIE

2. [Militar] [Militar] Acampamento de tropas.

3. [Militar] [Militar] Série de operações militares durante uma guerra ou num período e local determinados para um objectivo específico.

4. [Militar] [Militar] Batalha.

5. Conjunto de esforços, acções e recursos para atingir um fim (ex.: campanha comercial; campanha humanitária; campanha internacional; campanha publicitária).

6. Desempenho ou actuação de algo ou alguém (ex.: a campanha do clube neste campeonato foi extraordinária).


campanha eleitoral

[Política] [Política]  Período que antecede uma eleição e durante o qual os candidatos a um cargo político se apresentam à população na tentativa de se promoverem e de angariarem mais votos (ex.: surgiu novo escândalo financeiro durante a campanha eleitoral).

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio campania, do latim campaneus, -a, -um ou campanius, -a, -um, relativo aos campos.

Auxiliares de tradução

Traduzir "campanha" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.