PT
BR
Pesquisar
Definições



calefactor

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
calefactorcalefatorcalefator
|àtô| |àtô| |àtô|
( ca·le·fac·tor ca·le·fa·tor

ca·le·fa·tor

)


nome masculino

1. Aparelho de aquecimento. = AQUECEDOR, CALORÍFERO


adjectivoadjetivo

2. Que produz calor.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: CALORÍFICO

etimologiaOrigem etimológica:latim calefactus, -a, -um, particípio passado de calefacio, -ere, aquecer, aquentar, excitar, inflamar, comunicar calor + -or.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: calefator.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: calefactor.
grafiaGrafia no Brasil:calefator.
grafiaGrafia em Portugal:calefactor.


Dúvidas linguísticas



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.



Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.