PT
BR
Pesquisar
Definições



botocudo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
botocudobotocudo
( bo·to·cu·do

bo·to·cu·do

)


nome masculino

1. [Etnografia] [Etnografia] Designação dada pelos colonizadores portugueses a cada um dos membros de vários grupos indígenas brasileiros por usarem botoques como adorno.

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Família linguística do grupo jê.


adjectivoadjetivo

3. [Etnografia] [Etnografia] Relativo ou pertencente a um dos vários grupos de indígenas brasileiros que usam botoques como adorno.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo ao botocudo enquanto sistema linguístico.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. [Brasil, Depreciativo] [Brasil, Depreciativo] Que ou quem mora no campo, na roça. = CAIPIRA, MATUTO, ROCEIRO

6. [Brasil, Depreciativo] [Brasil, Depreciativo] Que ou quem tem modos considerados rústicos, simples, grosseiros ou incultos. = CAIPIRA, CAPIAU, JECA, MATUTO, ROCEIRO, TABARÉU

etimologiaOrigem etimológica:botoque + -udo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).