PT
BR
Pesquisar
Definições



bilhós

A forma bilhóspode ser [masculino plural de bilhóbilhó] ou [nome feminino ou masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bilhósbilhós
( bi·lhós

bi·lhós

)


nome feminino ou masculino

O mesmo que bilhó.

vistoPlural: bilhoses.
etimologiaOrigem etimológica:plural de bilhó.
iconPlural: bilhoses.
Ver também resposta à dúvida: plural de filhó / filhós.
bilhóbilhó
( bi·lhó

bi·lhó

)


nome feminino ou masculino

1. [Regionalismo] [Regionalismo] Castanha assada e descascada. = BELHÓ, BEILHÓ

2. [Regionalismo] [Regionalismo] Noz sem casca.

3. [Culinária] [Culinária] Bolo frito de abóbora, farinha e açúcar, por vezes também com castanha. = BELHÓ, BEILHÓ

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Criança de peito, gordinha e pequena.


bilhó da serra

Castanha descascada e seca; castanha pilada.

vistoPlural: bilhós.
etimologiaOrigem etimológica:latim *balaneola, -ae, diminutivo de balanus, -i, bolota, castanha, do grego bálanos, -ou, bolota.
iconPlural: bilhós.
Ver também resposta à dúvida: plural de filhó / filhós.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Porque é que há uma insistência tão grande em dizer deslargar, destrocar, etc? Há alguma razão que eu desconheça? Na minha modesta opinião estas palavras são insultos à nossa bela língua portuguesa. Estarei certa?
O prefixo des-, para além de exprimir as noções de afastamento (ex.: desabafar, deslocar), negação ou privação (ex.: desacordar, desagradável), cessação (ex.: desimpedir, desacelerar) ou separação (ex.: descascar, desfolhar), é também utilizado na língua portuguesa como partícula de reforço. Assim, poderá encontrar em dicionários de português palavras como desabalar, destrocar ou desinquieto, registadas devido à sua frequência, apesar de serem geralmente aceitáveis apenas em contextos mais informais e na oralidade. O falante deverá sempre adequar a utilização destas palavras ao nível de língua apropriado.

Existem outros prefixos na língua com esta função de reforço. São os chamados prefixos protéticos, porque não acrescentam valores semânticos às palavras às quais se apõem (ex.: amostrar, assoprar).