PT
BR
Pesquisar
Definições



bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bem-te-vizinho-de-penacho-vermelhobem-te-vizinho-de-penacho-vermelho
|mâ| ou |mê| |mê|
( bem·-te·-vi·zi·nho·-de·-pe·na·cho·-ver·me·lho

bem·-te·-vi·zi·nho·-de·-pe·na·cho·-ver·me·lho

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Myiozetetes similis) da família dos tiranídeos. = CAÇA-MOSCAS-SOCIÁVEL

vistoPlural: bem-te-vizinhos-de-penacho-vermelho.
etimologiaOrigem etimológica:bem-te-vizinho + de + penacho + vermelho.
iconPlural: bem-te-vizinhos-de-penacho-vermelho.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.