PT
BR
Pesquisar
Definições



balança-rabo-do-inambari

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
balança-rabo-do-inambaribalança-rabo-do-inambari
( ba·lan·ça·-ra·bo·-do·-i·nam·ba·ri

ba·lan·ça·-ra·bo·-do·-i·nam·ba·ri

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Polioptila attenboroughi) da família dos polioptilídeos. = CAÇA-MOSQUITOS-DO-INAMBARI

etimologiaOrigem etimológica:balança-rabo + do + Inambari, topónimo [região do Peru].

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).