PT
BR
Pesquisar
Definições



bacurau-do-iucatão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bacurau-do-iucatãobacurau-do-iucatã
( ba·cu·rau·-do·-i·u·ca·tão

ba·cu·rau·-do·-i·u·ca·tã

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Nyctiphrynus yucatanicus) da família dos caprimulgídeos. = NOITIBÓ-DO-IUCATÃO

etimologiaOrigem etimológica:bacurau + do + Iucatão, topónimo [península da América Central].
grafiaGrafia no Brasil:bacurau-do-iucatã.
grafiaGrafia no Brasil:bacurau-do-iucatã.
grafiaGrafia em Portugal:bacurau-do-iucatão.
grafiaGrafia em Portugal:bacurau-do-iucatão.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).