PT
BR
Pesquisar
Definições



asserido

A forma asseridopode ser [masculino singular particípio passado de asserirasserir] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
asseridoasserido
( as·se·ri·do

as·se·ri·do

)


adjectivoadjetivo

[Pouco usado] [Pouco usado] Que se asseriu.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de asserir.
asserirasserir
( as·se·rir

as·se·rir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

[Pouco usado] [Pouco usado] Dizer de forma assertiva. = AFIRMAR

etimologiaOrigem etimológica:latim assero, -ere, ligar a, puxar para si, reivindicar, reclamar, atribuir, assegurar, dizer, afirmar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.