PT
BR
Pesquisar
Definições



arraçoes

A forma arraçoesé [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de arraçoararraçoar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arraçoararraçoar
( ar·ra·ço·ar

ar·ra·ço·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar ou distribuir a ração a.

2. Pôr (alguém) a determinada ração.

3. [Figurado] [Figurado] Alimentar.

etimologiaOrigem etimológica:a- + ração + -ar.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.