PT
BR
Pesquisar
Definições



arguamos

A forma arguamospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de arguirargüirarguir] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de arguirargüirarguir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arguirargüirarguir
|güí| |güí| |güí|
( ar·guir

ar·güir

ar·guir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Imputar, acusar, censurar (repreendendo).

2. Inferir, deduzir.


verbo intransitivo

3. Argumentar (impugnando).

4. Interrogar quem está a defender uma tese académica.

etimologiaOrigem etimológica:latim arguo, -ere, mostrar, provar, afirmar, acusar.
grafiaGrafia no Brasil:argüir.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:arguir.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: argüir.
grafiaGrafia em Portugal:arguir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "arguamos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).