PT
BR
Pesquisar
Definições



antena

A forma antenapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de antenarantenar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de antenarantenar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
antenaantena
|ê| |ê|
( an·te·na

an·te·na

)
Imagem

Condutor eléctrico empregado na telegrafia sem fios, na radiotelefonia, na radiofonia e na radiotelevisão, para facilitar a irradiação e a captação das ondas electromagnéticas.


nome feminino

1. [Náutica] [Náutica] Haste de madeira de grandes dimensões, usada no fabrico de mastros ou vergas.

2. [Náutica] [Náutica] Verga (oblíqua ao mastro), da qual pende a vela latina.

3. [Náutica] [Náutica] Qualquer verga ou mastaréu sobressalente.

4. [Náutica] [Náutica] Parte do navio onde se guardam apetrechos sobressalentes.

5. Condutor eléctrico empregado na telegrafia sem fios, na radiotelefonia, na radiofonia e na radiotelevisão, para facilitar a irradiação e a captação das ondas electromagnéticas.Imagem

6. [Figurado] [Figurado] Meio de informação mais ou menos secreto.

7. Emissão radiofónica.

8. [Zoologia] [Zoologia] Apêndice móvel e articulado da cabeça dos insectos.


antena parabólica

[Telecomunicações] [Telecomunicações]  Antena que usa um reflector de forma parabólica para direccionar os sinais de rádio.Imagem = PARABÓLICA

etimologiaOrigem etimológica: latim antemna, -ae ou antenna, -ae.
antenarantenar
( an·te·nar

an·te·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Mexer as próprias antenas (ex.: as formigas antenavam os ovos; a borboleta antenava na flor; os grilos antenaram-se com lentidão).

2. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Tornar ou ficar atento; manter(-se) informado (ex.: antenar os ouvidos para a música contemporânea; antenar-se às novas tendências).

etimologiaOrigem etimológica: antena + -ar.
antena

Auxiliares de tradução

Traduzir "antena" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).