PT
BR
Pesquisar
Definições



acessoriamente

A forma acessoriamentepode ser [derivação de acessórioacessório] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acessoriamenteacessoriamente
( a·ces·so·ri·a·men·te

a·ces·so·ri·a·men·te

)


advérbio

De modo acessório.

etimologiaOrigem etimológica:acessório + -mente.
acessórioacessório
( a·ces·só·ri·o

a·ces·só·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que se junta ou incorpora por acessão.

2. Que se pode dispensar. = SECUNDÁRIOESSENCIAL, FUNDAMENTAL, INDISPENSÁVEL

3. Que não é muito importante.

4. [Anatomia] [Anatomia] Que não faz parte do número de ossos habitualmente contados na estrutura óssea, não existente em todos os espécimes e que não tem origem numa fractura (ex.: ossículo acessório; o trígono é um osso acessório).


nome masculino

5. O que está junto a coisa principal. = COMPLEMENTO

6. Circunstância acidental.

7. Peça que completa ou melhora o funcionamento de algo.

8. Peça ou adorno que se acrescenta ao vestuário.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio *accessorius, -a, -um, do latim accedo, -ere, ir para, aproximar-se, colocar-se ao lado de, aderir.
Confrontar: assessório.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:aparelhagem.

Auxiliares de tradução

Traduzir "acessoriamente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.