PT
BR
Pesquisar
Definições



açoita

Será que queria dizer acoita?

A forma açoitapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de açoitaraçoitar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de açoitaraçoitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
açoitaraçoitar
( a·çoi·tar

a·çoi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar açoites em.

2. [Por extensão] [Por extensão] Castigar.

3. [Figurado] [Figurado] Fustigar, bater com força em.

4. Talar, devastar.


verbo pronominal

5. Disciplinar-se.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AÇOUTAR

etimologiaOrigem etimológica:açoite + -ar.
Confrontar: acoitar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "açoita" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.