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setor

hortofrutícola | adj. 2 g.

Que é relativo, simultaneamente, à horticultura e à fruticultura (ex.: sector hortofrutícola)....


hortifrutícola | adj. 2 g.

Que é relativo, simultaneamente, à horticultura e à fruticultura (ex.: sector hortifrutícola)....


frotista | adj. 2 g.

Relativo a frota (ex.: sector frotista)....


bissector | adj.

Diz-se do plano que atravessa um espaço, dividindo-o em duas partes iguais....


trissector | adj. | n. m.

Que corta em três partes....


arte | n. f.

Sector responsável pela elaboração de gráficos, ilustrações, anúncios, diagramas, ou qualquer tipo de imagética....


operário | n. m. | adj.

Pessoa que tem ofício manual ou mecânico, sobretudo no sector industrial....


privado | adj. | n. m.

Sector de uma actividade que não está subordinada ao Estado....


unidade | n. f.

Sector de uma unidade hospitalar preparado para atender doentes que requerem atenção e vigilância especiais, por estarem em situação de alto risco (sigla: UCI)....


copidesque | n. m. | n. 2 g.

Sector de jornal, revista, editora ou afim onde se faz esse trabalho de revisão....


hortifrutigranjeiro | adj. | n. m.

Que é relativo, simultaneamente, à horticultura, à fruticultura e aos produtos das granjas (ex.: sector hortifrutigranjeiro)....


hortigranjeiro | adj. | n. m.

Que é relativo, simultaneamente, à horticultura e aos produtos das granjas (ex.: sector hortigranjeiro)....


entidade | n. f.

Autoridade responsável pela regulamentação ou supervisão de um sector de actividade....


leque | n. m.

Conjunto diferenciado dos preços de um mesmo grupo de artigos, dos salários de um mesmo sector....


setor | n. m.

Professor (ex.: tenho de entregar o trabalho ao setor de português)....


Descaracterização da vida no campo, geralmente com despovoamento e perda de importância do sector agrícola....


Acto ou efeito de anular regulamentos ou normas em relação a algo (ex.: a desregulamentação da aviação civil no Brasil teve início em 1990 para impulsionar o sector)....



Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Qual é o feminino de maestro?
O feminino de maestro é maestrina.

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