PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

puto

putalhada | n. f.

Conjunto de putos (ex.: a putalhada curtiu a música)....


emputecer | v. tr. e pron.

Deixar ou ficar puto, furioso (ex.: aquela resposta emputeceu o candidato; emputeceu-se com a vizinha)....


podar | v. tr.

Cortar a rama inútil das árvores e das cepas....


puto | n. m. | pron. indef. | adj. m.

Dinheiro, tostão, vintém (ex.: não pode ir de férias, porque não tem um puto)....


putada | n. f.

Conjunto de putos....



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).


Ver todas