PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

lápis-lazúli

Da cor de lápis-lazúli (ex.: azul ultramarino)....


ultramar | n. m.

Tinta ou cor azul extraída do lápis-lazúli....


lazulite | n. f.

Pedra de cor azul muito forte, que é um silicato de alumínio, sódio e cálcio clorado e sulfatado, do grupo sodalite, empregada em joalharia....


safira | n. f.

Pedra preciosa de cor azul que é uma variedade de corindo....


azul | adj. 2 g. | n. m.

Tinta ou cor azul extraída do lápis-lazúli....


Pedra de cor azul muito forte, que é um silicato de alumínio, sódio e cálcio clorado e sulfatado, do grupo sodalite, empregada em joalharia....



Dúvidas linguísticas



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.




Tenho dúvidas quanto à sintaxe da palavra aquando. Deve escrever-se aquando a guerra ou aquando da guerra?
A palavra aquando tem uso quase exclusivo na locução prepositiva aquando de (ex.: contraiu a doença aquando de uma viagem). Menos frequentemente, pode surgir como sinónimo de quando como conjunção temporal (ex.: a guerra começou aquando houve a invasão) ou advérbio interrogativo (ex.: aquando começou a guerra?). Por este motivo, deverá escrever aquando da guerra.

Ver todas