PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

índigo

indicana | n. f.

Princípio químico do índigo....


indigotina | n. f.

Princípio imediato extraído do índigo....


índigo | n. m.

Tom forte de azul....


anil | n. m. | adj. 2 g.

Substância corante de azul....


Ave (Anodorhynchus leari) da família dos psitacídeos....


azul-marinho | adj. 2 g. (PT) / adj. 2 g. 2 núm. (BR) | n. m.

Que tem a cor do mar, de tom escuro pouco distinto do índigo....


Ave passeriforme (Eumyias indigo) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Diglossa indigotica) da família dos traupídeos....


guarda-rios-índigo | n. m. 2 núm.

Ave (Todiramphus nigrocyaneus) da família dos alcedinídeos....


Ave passeriforme (Edolisoma melas) da família dos campefagídeos....



Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).

Ver todas