PT
BR
Pesquisar
Definições



ínfero-exterior

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ínfero-exteriorínfero-exteriorinferoexterior
|ô| |ô| |ô|
( ín·fe·ro·-ex·te·ri·or

ín·fe·ro·-ex·te·ri·or

in·fe·ro·ex·te·ri·or

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se localiza na parte inferior e do lado de fora.

vistoPlural: ínfero-exteriores.
etimologiaOrigem etimológica:ínfero- + exterior.
iconPlural: ínfero-exteriores.
grafiaGrafia no Brasil:inferoexterior.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:inferoexterior.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: ínfero-exterior.
grafiaGrafia em Portugal:ínfero-exterior.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Como se deve dizer: alcoolemia ou alcoolémia?
Apesar de a forma esdrúxula alcoolémia ser bastante usual hoje em dia, a forma alcoolemia é considerada mais correcta e vernácula, porque segue as regras de acentuação das palavras formadas com o elemento de origem grega –emia (derivado do grego haîma, -atos, que significa “sangue”, a que se junta o sufixo tónico -ia), cujo acento de intensidade recai na sílaba mi.

Embora -emia seja um sufixo formador de palavras do português, esta sequência já surgia em grego em palavras graves como anaimía (que deu origem a anemia) ou euaimía (que deu origem a euemia).

O mesmo se aplica a outras palavras como glicemia/glicémia, hiperemia/hiperémia, septicemia/septicémia, muito frequentemente tomadas como palavras esdrúxulas, mas cuja origem e formação pressupõem a acentuação na penúltima sílaba.