PT
BR
Pesquisar
Definições



vagueante

A forma vagueantepode ser [derivação feminino singular de vaguearvaguear], [derivação masculino singular de vaguearvaguear] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vagueantevagueante
( va·gue·an·te

va·gue·an·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que vagueia (ex.: olhar vagueante).

etimologiaOrigem etimológica:vaguear + -ante.
vaguearvaguear
( va·gue·ar

va·gue·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Andar vagando, errar sem destino.

2. Passear ociosamente, entregar-se a devaneios.

3. Ser volúvel, inconstante.

4. Andar sobre as vagas; flutuar; boiar.


verbo transitivo

5. [Portugal: Fundão] [Portugal: Fundão] Percorrer sem rumo certo.


nome masculino

6. Acto de andar errando.

7. Vagueação.



Dúvidas linguísticas



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos.




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).