PT
BR
Pesquisar
Definições



sarauíta

Será que queria dizer sarauita?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sarauitasarauítasarauita
( sa·rau·i·ta

sa·rau·í·ta

sa·rau·i·ta

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo aos sarauitas, grupo étnico que habita o Sara Ocidental, território situado entre Marrocos, a Argélia e a Mauritânia e controlado por Marrocos.


nome de dois géneros

2. Indivíduo dos sarauitas.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SAARAUÍ, SARAUÍ

etimologiaOrigem etimológica:árabe al-saharawi.
grafiaGrafia no Brasil:sarauíta.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sarauita.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sarauíta.
grafiaGrafia em Portugal:sarauita.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.