Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
pulvéreopulvéreo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pul·vé·re·o pul·vé·re·o
adjectivo
adjetivo

1. [Linguagem poética]   [Linguagem poética]  Relativo a pó.

2. Reduzido a pó.

3. Que tem a natureza de pó.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Na definição astronômica da palavra Equinócio no dicionário, não haverá um equívoco?
Quando se diz:
Astr., ponto da órbita da Terra em que se regista uma igual duração do dia e da noite, e que ocorre nos dias 21 de Março (equinócio da Primavera) e 23 de Setembro (equinócio do Outono).
Aos 21 de março não seria equinócio de outono e aos 23 de setembro não seria equinócio de primavera?
As locuções equinócio da Primavera e equinócio do Outono são designações do domínio da Astronomia e dizem respeito a fenómenos que ocorrem em determinada altura do ano. Assim, o que é designado por equinócio da Primavera (também designado por equinócio vernal ou ponto vernal) corresponde ao fenómeno que ocorre na Primavera, sendo que no hemisfério norte este fenómeno ocorre em Março e no hemisfério sul em Setembro. A mesma diferença acontece com a designação equinócio do Outono.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP), cujo conteúdo é da responsabilidade da Texto Editores, é um dicionário vocacionado para um público português, pelo que as definições privilegiam os dados relativos ao hemisfério norte, ainda que uma referência às datas para o hemisfério sul pudesse completar ainda mais a definição.




Gostaria de saber qual a pronúncia correcta de periquito?
Ao contrário da ortografia, que é regulada por textos legais (ver o texto do Acordo Ortográfico), não há critérios rigorosos de correcção linguística no que diz respeito à pronúncia, e, na maioria dos casos em que os falantes têm dúvidas quanto à pronúncia das palavras, não se trata de erros, mas de variações de pronúncia relacionadas com o dialecto, sociolecto ou mesmo idiolecto do falante. O que acontece é que alguns gramáticos preconizam determinadas indicações ortoépicas e algumas obras lexicográficas contêm indicações de pronúncia ou até transcrições fonéticas; estas indicações podem então funcionar como referência, o que não invalida outras opções que têm de ser aceites, desde que não colidam com as relações entre ortografia e fonética e não constituam entraves à comunicação.

A pronúncia que mais respeita a relação ortografia/fonética será p[i]riquito, correspondendo o símbolo [i] à vogal central fechada (denominada muitas vezes “e mudo”), presente, no português europeu, em de, saudade ou seminu. Esta é a opção de transcrição adoptada pelo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e do Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora. Há, no entanto, outro fenómeno que condiciona a pronúncia desta palavra, fazendo com que grande parte dos falantes pronuncie p[i]riquito, correspondendo o símbolo [i] à vogal anterior fechada, presente em si, minuta ou táxi. Trata-se da assimilação (fenómeno fonético que torna iguais ou semelhantes dois ou mais segmentos fonéticos diferentes) do som [i] de p[i]riquito pelo som [i] de per[i]qu[i]to.

A dissimilação, fenómeno mais frequente em português e inverso da assimilação, é tratada na resposta pronúncia de ridículo, ministro ou vizinho.

pub

Palavra do dia

in·ter·co·mu·ni·tá·ri·o in·ter·co·mu·ni·tá·ri·o
(inter- + comunitário)
adjectivo
adjetivo

Que diz respeito às relações entre os membros de uma comunidade, particularmente a Comunidade Europeia, depois União Europeia.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://dicionario.priberam.pt/pulv%C3%A9reo [consultado em 26-05-2019]