Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
pulvéreopulvéreo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pul·vé·re·o pul·vé·re·o
adjectivo
adjetivo

1. [Linguagem poética]   [Linguagem poética]  Relativo a pó.

2. Reduzido a pó.

3. Que tem a natureza de pó.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem se existe o vocábulo irreflexividade.
A palavra irreflexividade não se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, como atestam pesquisas em motores de busca da Internet, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -idade ao adjectivo irreflexivo, a par do que acontece na derivação reflexivo > reflexividade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que irreflexividade pode significar “qualidade do que é irreflexivo”.



O verbo aconselhar no pretérito perfeito do indicativo está acentuado. Mas é "nós aconselhamos" e não "aconselhámos", certo?
Diferentemente do que sucedia no sistema verbal brasileiro, na norma europeia do português, e de acordo com a base XVII do Acordo Ortográfico de 1945, em Portugal, assinalava-se sempre com acento agudo a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo dos verbos da primeira conjugação, terminados em -ar (ex.: aconselhámos). Com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a base IX estipula, no seu ponto 4, que o acento agudo das formas verbais de pretérito perfeito do indicativo passa a ser facultativo (ex.: aconselhámos ou aconselhamos), para que se distingam das formas do presente do indicativo (ex.: aconselhamos). No entanto, é possível que a forma acentuada se mantenha como a preferencial em Portugal, uma vez que era essa a única grafia permitida pela anterior norma ortográfica, como acima se referiu.

É de salientar que as indicações acima se referem apenas à ortografia. Do ponto de vista da pronúncia, a distinção entre a vogal tónica com timbre aberto (equivalente a -ámos) ou fechado (equivalente a -âmos) no pretérito perfeito não é feita em muitos dialectos do português, nomeadamente em zonas do Norte de Portugal, na Madeira e em dialectos do Brasil (esse foi um dos argumentos para retirar a obrigatoriedade do acento gráfico no Acordo Ortográfico de 1990).

Devemos ainda referir que nos verbos da segunda (ex.: comer) e terceira conjugações (ex.: partir), não há qualquer distinção gráfica (ou fonética) entre a primeira pessoa do plural do presente do indicativo e do pretérito perfeito do indicativo (ex.: comemos ontem, comemos agora; partimos ontem, partimos agora).

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é um dicionário de português que permite a consulta de palavras na grafia com ou sem o novo acordo ortográfico, na norma europeia ou brasileira do português. Se consultar a conjugação na norma europeia, com a opção antes do novo acordo ortográfico, a única forma possível é a forma acentuada (aconselhámos); se consultar a conjugação com a opção da nova grafia seleccionada, surgem as duas opções (aconselhámos e aconselhamos). Se consultar a conjugação na norma brasileira, com ou sem o novo acordo ortográfico, a única forma possível é a forma sem acento (aconselhamos).

pub

Palavra do dia

fal·ca fal·ca
(árabe falqa, por filqa, pedaço, bocado)
substantivo feminino

1. Toro ou peça de madeira desbastada com machado ou enxó.

2. Cortiça retirada dos ramos do sobreiro, depois de podados.

3. [Marinha]   [Marinha]  Qualquer parte da obra morta do costado que se tira do seu lugar para deixar passar a carga.

4. [Marinha]   [Marinha]  Tábua que termina o casco junto à borda, nas embarcações pequenas.

5. [Artilharia]   [Artilharia]  Cada um dos dois tabuões do reparo mantidos paralelamente pelas taleiras.

6. [Portugal: Alentejo]   [Portugal: Alentejo]  Acto de pedir esmola.

7. [Portugal: Alentejo]   [Portugal: Alentejo]  Esmola.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://dicionario.priberam.pt/pulv%C3%A9reo [consultado em 25-08-2019]