PT
BR
Pesquisar
Definições



descascador-carunculado

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descascador-carunculadodescascador-carunculado
|dôr| |dôr|
( des·cas·ca·dor·-ca·run·cu·la·do

des·cas·ca·dor·-ca·run·cu·la·do

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Eulacestoma nigropectus) da família dos eulacestomatídeos. = SILVADOR-CARUNCULADO

etimologiaOrigem etimológica:descascador + carunculado.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).