PT
BR
Pesquisar
Definições



compartilha

A forma compartilhapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de compartilharcompartilhar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de compartilharcompartilhar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
compartilhacompartilha
( com·par·ti·lha

com·par·ti·lha

)


nome feminino

Partilha de algo entre várias pessoas. = COMPARTILHAÇÃO, COMPARTILHAMENTO

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de compartilhar.
compartilharcompartilhar
( com·par·ti·lhar

com·par·ti·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter parte em, participar de.

2. Fazer partilha ou a divisão em partes de. = COMPARTIR, PARTILHAR

3. [Informática] [Informática] Tornar acessível ou visível a outros utilizadores de uma rede ou através de uma aplicação (ex.: compartilhar o ecrã; compartilhar um ficheiro). = PARTILHAR

etimologiaOrigem etimológica:com- + partilhar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "compartilha" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual destas frases está correcta: a) A possibilidade de a Maria ganhar.. ou b) A possibilidade da Maria ganhar...?
A construção correcta seria A possibilidade de a Maria ganhar..., uma vez que uma preposição não se deve contrair com um artigo ou pronome quando este inicia uma oração infinitiva.

O FLiP inclui um corrector sintáctico que detecta, entre muitos outros, erros em construções deste tipo, sendo de grande utilidade na resolução de dúvidas como a que nos expôs.




Tenho procurado em dicionários, perguntado para professores universitários, e ninguém consegue me dizer o nome dessa letrinha que vemos normalmente em razões sociais de empresas. Gostaria muito de saber. A letra ou símbolo é &. E muito misteriosa, pois todos sabem o que é, e ninguém sabe dizer seu nome e/ou origem.
O sinal gráfico & é frequentemente denominado em português e comercial, pois é usado para representar a conjunção copulativa e. Este sinal tem como origem a conjunção latina et (que quer dizer ‘e’) que se transformou num só símbolo gráfico na estenografia romana.